ICDP Brasil: Pesquisa e consultoria
O Brasil viveu economicamente uma montanha-russa nos últimos trinta anos e o setor automotivo não escapou disso. De uma expectativa de mercado crescer para vários milhões de unidades anualmente, a realidade em 2016 foi de menos de 2 milhões e só agora está se recuperando lentamente. As Montadoras tiveram que repensar sua estratégia para os mercados “BRIC” com investimento protegido e uma tolerância a contínuas perdas, e os concessionários também viram os lucros despencar, muitos deles indo para o vermelho, e outros a ponto de deixar o negócio.
Entretanto, o Brasil continua sendo um mercado fascinante, com rápido desenvolvimento dos canais de e-commerce, principalmente de carros usados, oferecendo funcionalidade não vista em outros mercados.
Os resultados das Montadoras variam muito, com algumas aumentando a participação de mercado em segmentos rentáveis de mercado com forte suporte de sua rede de concessionários, enquanto outras pressionam a venda de carros através de canais com margens menores, tirando as oportunidades para seus concessionários se fortalecerem e se posicionarem para as mudanças que virão. Os serviços de mobilidade cresceram rapidamente em resposta a um sistema de transporte público em declínio e aos altos níveis de desemprego que encorajaram as pessoas a alugar carros e oferecer seus serviços por meio do Uber e de concorrentes locais.
Nossas pesquisas e trabalhos de consultoria no Brasil têm seu foco principal sobre o futuro do negócio do concessionário, como ele precisará mudar para enfrentar os desafios que se avizinham e como as montadoras podem ajudar ou dificultar esse processo. Temos relacionamento com parceiros locais que atingem duas décadas e, através deles e com a participação direta da nossa equipe europeia, conseguimos mapear um caminho a seguir. Também organizamos viagens de estudo à Europa para concessionários brasileiros, apresentando-os ao ambiente de negócio dos concessionários mais relevante do que nos Estados Unidos, aos quais estão mais familiarizados. Um participante descreveu sua experiência como “o melhor evento de que ele já participou em sua vida profissional”.
Algumas de nossas pesquisas (em inglês e português) podem ser acessadas por meio de nosso Catálogo de Publicações do ICDP Brasil disponível abaixo, com publicações disponíveis mediante solicitação ao Project Office.
Para falar sobre pesquisa e requisitos de consultoria, entre em contato com icdpbrazil@icdp.net
COVID-19 - UMA ATUALIZAÇÃO SOBRE SITUAÇAO DO SETOR E PERSPECTIVAS (MAIO DE 2020)
A crise da Covid-19 teve um impacto devastador na economia global, incluindo, mas não se limitando à indústria automotiva. No Brasil, interrompeu uma recuperação iniciada recentemente e coloca novas tensões para o segmento das concessionárias de veículos, que enfrenta queda de um terço no mercado a partir de 2019, e novos encargos para proteger clientes e funcionários quando são autorizados a reabrir.
A partir de nossos contatos na indústria em outras partes do mundo que tiveram que fechar (lockdown) antes do Brasil, pudemos organizar série de ações que os concessionários terão que tomar - sujeito a quaisquer regulamentações estabelecidas pelos Governos Federal e Estadual - de forma a poder reabrir o negócio. Será responsabilidade do concessionário proporcionar ambiente seguro para clientes e funcionários, e isso impactará a forma como os concessionários fazem negócios - comprometendo o que já foram as melhores práticas de vendas bem estabelecidas em alguns casos.
É provável que ocorram mudanças no comportamento do cliente como resultado da crise que podem ter um efeito positivo ou negativo em sua atitude em relação à propriedade e uso de automóveis, mas eles também podem ter sofrido financeiramente ou temer que sofram nos próximos meses. Eles precisarão ser incentivados a entrar novamente no mercado, e os concessionários precisam estar preparados para fazer negócios em qualquer área em que surja a demanda - carros novos, carros usados ou pós-venda. A necessidade de administrar um negócio equilibrado será ainda mais crítica, assim como a necessidade de investir em digitalização para atender às necessidades dos clientes que desejam reduzir as interações presenciais devido aos riscos de saúde percebidos.
It will be a tough year ahead for the industry as a whole, and particularly for dealers. They will need to dig deep into the stamina and resourcefulness that saw them through the last crisis. The stronger dealers will probably prosper, but unfortunately there will also be casualties. We hope that this briefing will outline a plan that helps most to be in the first group, rather than the second.
Será um ano difícil para o setor automotivo como um todo, e especialmente para os concessionários. Eles precisarão se aprofundar na resistência e na desenvoltura que os ajudaram a superar a última crise. Os concessionários mais fortes deverão provavelmente prosperar, mas infelizmente também haverão baixas. Esperamos que este briefing descreva um plano que ajude a maioria a estar no primeiro grupo, ao invés do segundo.
O briefing completo está disponível abaixo e o vídeo que o acompanha também estão disponíveis.
Catálogo de Publicações - ICDP BRASIL
Relatório Futuro DO Negocio concessionárias de autos & Comerciais Leves
Este relatório está disponível em português e inglês e foi contratado pela FENABRAVE em 2017.
A recuperação econômica no Brasil trouxe um renovado otimismo, mas Concessionários e Montadoras estão preocupados que a recuperação será dirigida para "fora da linha" pelas megatendências globais que obtêm tanta cobertura na mídia, e se perguntam o futuro para o modelo de negócio da concessionária.
Nossa pesquisa descobriu que vários Concessionários e Montadoras acreditam que o legado da recente recessão deve ser tratado primeiro antes de voltar a atenção para as necessidades futuras, mas acreditamos que isso deve ser feito também focando sobre as necessidades futuras - o que chamamos de trocar as rodas do veículo em movimento. Concluímos que há um futuro para o modelo de negócio do concessionário, mas para ele sobreviver, precisará de escala suficiente para adicionar novas habilidades e recursos, especialmente em torno do digital, e para gerenciar o que será um negócio mais complexo e mais orientada para o processo. As Montadoras e as Associações de Concessionários devem apoiar essa transição.
Steve Young apresentou uma atualização do relatório no Congresso da FENABRAVE em outubro de 2019 - a apresentação pode ser vista AQUI e inclui um vídeo sobre os ACES.